domingo, 25 de agosto de 2013

Confira 8 leis estranhas para alcançar o sucesso


        Todos nós sabemos que a organização tática não é o centro do futebol. Existem vários fatores que qualquer treinador depende para ter sucesso no futebol, vamos enumerar neste artigo através de algumas leis gerais, estranhas, ou como preferirem chamar. Pessoalmente considero estas leis importantes, uma vez que, se apenas nos concentrarmos na organização tática, vamos esquecer o treino, vamos esquecer o clube, vamos esquecer os torcedores, e tudo isso é importante. Seguiremos então com o artigo


       Primeira lei estranha: jogue para os adeptos
       No futebol, para muitos treinadores e jogadores, a última coisa que querem é enfrentar os torcedores em fúria. Todos preferem ser motivados pelos torcedores do que ser assobiados, isso é certo. Mas que vantagem podemos tirar disso, algo do tipo, usar os torcedores para depois lhes agradecer?
       Os torcedores são os patrões do futebol. A fama e o sucesso depende deles, sejam jogadores, treinadores, presidentes, diretores e até mesmo os empresários. No que diz respeito a quem manda no futebol, eu coloco os torcedores acima dos empresários, porque um clube sem torcedor é um clube por onde os empresários não vão interessar. Então, o treinador deve criar uma equipe para jogar para os torcedores. Vai haver momentos onde é preciso ganhar, e momentos onde é preciso dar espetáculo, fazendo mexer as emoções do público, e com isso, fazendo o público apoiar os jogadores. Não há nada melhor para um jogador do que entrar num estádio e ver milhares de pessoas a apoiá-lo. Mostre o valor da equipe aos torcedores, e os torcedores se encarregarão de motivar os jogadores em todos os jogos.



       Segunda lei estranha: é obrigatório ter inimigos
       E se o leitor for dono de um grande orgulho, esta lei pode ser uma verdadeira arma para atingir o sucesso. Parece complicado, mas na verdade é muito fácil perceber isto. E vai ser rápido de explicar.
       Imagine que existe um treinador, que está sempre em guerras. Mas, como esse treinador é super orgulhoso, não se quer deixar abater, quer sair sempre por cima dessas guerras, e por isso procura sempre os melhores resultados possíveis. Já imaginou esse treinador? Então compreendeu que esse treinador quer ser melhor que os inimigos ou treinadores adversários, e por isso tenta sempre fazer mais e melhor, obrigando-se a si mesmo a evoluir. Agora vou apenas relembrá-lo que esse treinador é José Mourinho, conhecido como arrogante, com muitos inimigos, mas a sua qualidade está mais que provada.

       Terceira lei estranha: tenha mais atitude e menos palavra
       Não me recordo de ouvir falar de um treinador de sucesso fosse um mestre a explicar teoria. Existem sim, muitos treinadores com garra para vencer, que entram num estádio com milhares de pessoas, sem medo, apenas pensando naquilo que vão fazer e como vão fazer. Logicamente que um treinador não vai entrar num estádio e explicar através dos altifalantes qual é a sua estratégia. Treinadores de sucesso, na realidade, impõe-se no treino, chegam mais cedo que os jogadores para preparar o treino, saem mais tarde para analisar rendimentos dos jogadores, adversários e por aí fora. A atitude de mostrar que sabe e mostrar que faz, conquistará mais os jogadores do que falar que sabe fazer.

       Quarta lei estranha: seja querido pelos jogadores
       Um grande líder é sempre querido, isso não podemos negar de forma alguma. Tudo o que um treinador tem de fazer, enquanto líder de um grupo, passa por duas etapas. Em primeiro lugar, tem de mostrar que tem qualidade para vencer e para ser seguido. Os adultos têm uma estranha mania de julgarem que já sabem, e irão testar o treinador, até ao limite se for preciso, principalmente se forem profissionais. Então, nunca se deixe abater nesta fase, mostre que sabe de futebol (mostre em vez de falar), e o mais difícil já passou. Num segundo ponto, mantenha a sua atitude de líder, protegendo, guiando e aconselhando os jogadores. Faça com que você seja único para eles.



       Quinta lei estranha: seja imprevisível
       Tanto nas suas ações como na sua estratégia, nos dias de hoje é fundamental saber jogar com o seu plantel e com o que está fora dele. O Scouting está assumi grandes proporções e já é uma ferramenta muito forte das melhores equipes. Neste sentido, prepare a sua equipe para vencer, mas tenha sempre um plano B. Faça uma equipe esperar que você jogue de uma forma, mas jogue de outra totalmente diferente, desde que a sua equipe seja capaz, claro.

       Sexta lei estranha: seja coerente
       Não adianta de forma alguma assumir algo que não vai fazer ou fazer algo que não assumiu. Pior que isso é fazer algo que não é seu nem devia ter assumido, passando por cima de alguém. Isso lhe trará horrendas consequências. Decida-se pelo que quer fazer, trace um rumo para alcançar esse objetivo, e evite atalhos ou mãos alheias que não conhece. Nunca devemos aceitar interferências de desconhecidos para chegar ao nosso destino.

       Sétima lei estranha: tenha ousadia
       Se tem um objetivo em mente, não seja tímido. Tenha coragem e caráter para alcançar esse objetivo. Imagine que pretende ser campeão numa pequena competição que vai enfrentar, com o objetivo de preparar o plantel para uma competição maior. Tenha atitude de preparar cada jogo, de ensinar cada jogada e pedir o que pretende aos jogadores. Colocar todos os jogadores em campo e esperar que eles resolvam o seu problema ou ambição, isso nunca trará resultado e a sua carreira termina.

       Oitava lei estranha: evite seguir o seu ídolo
       Todos nós temos os nossos ídolos e queremos seguir os seus passos, assim como aprender com eles. Isso é totalmente lógico. Mas isso é um dos maiores erros que pode ser cometido. Acontece que nós e o nosso ídolo vivemos numa realidade diferente. Ele faz coisas para ultrapassar os obstáculos da realidade dele, e nós devemos fazer coisas para ultrapassar os obstáculos que são nossos, não os obstáculos que não existem na nossa realidade. O que podemos fazer, sem dúvida alguma, é aprender com eles, ver o que eles fazem em cada obstáculo que encontram e como fazem para ultrapassá-lo. Mas nunca devemos deixar de ser nós mesmos e evoluir pelos nossos meios a tentar alcançar os nossos objetivos. Aprender sim, seguir não, isso nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário